Há uma máxima que diz: “Não basta ser, é preciso parecer”.

Sob o melhor prisma, esta pequena frase faz todo o sentido pois é provável que você conheça pessoas brilhantes, talentosíssimas entretanto, além do seu círculo social mais íntimo, mais ninguém tem conhecimento daquelas qualidades.

Quando falamos em empreender, é o caso da nossa abordagem aqui, existem pessoas com muito conhecimento em sua área, hábeis em determinada atividade e pela qual decidem empreender, porém, a ausência das habilidades ligadas ao marketing e as vendas, levam muitas das vezes uma excelente ideia a não ganhar o retorno em vendas e reconhecimento merecidos.

O que é marketing?

O marketing, em sua definição, é um processo pelo qual uma pessoa adquire produto ou serviço de outra através de uma troca lucrativa.

Há muito que se resume marketing a publicidade ou propaganda, porém é compreensível pois é a face que mais aparece do marketing. Entretanto, a comunicação eficaz de um produto ou serviço da empresa, utilizando canais para publicidade e propaganda requer uma intercomunicação com as demais áreas do negócio.

Imagine na sua indústria, um serviço ou produto que foi planeado com todo cuidado, passando por uma criteriosa análise dos custos, precificação, logística e tudo mais, ele não vende-se sozinho, pelo menos não numa primeira fase. Nesta hora, é mandataria a comunicação com o mercado de maneira a gerar expectativa e despertar o desejo por aquele produto ou serviço. Esta é uma ação que requer estratégia e assertividade para gerar resultados.

Credibilidade, confiança e desejo

Além de tudo, é importante salientar que, as pessoas em geral adquirem produtos e serviços para atender as suas necessidades ou desejos, mas a credibilidade da empresa não pode ser esquecida, por isso, o marketing institucional é uma necessidade para promover a empresa no mercado alvo. Este posicionamento cria na cabeça do consumidor uma referência de credibilidade, confiança e desejo, ou não. Por outro lado, apenas “aparecer” e não entregar o que se promete é um atestado de óbito antecipado para empresa.

Em suma, precisamos promover produtos e serviços, comunicar as soluções que irão ajudar pessoas ou empresas de forma honesta, assertiva e estratégica, mas sobretudo, precisamos cuidar da imagem da nossa empresa junto ao nosso publico para garantir o futuro do negócio.

“O carro na rua”

Não basta ser bom ou ter um ótimo produto, o mix de marketing ajuda a avaliar corretamente a estratégia de marketing pois passa pela avaliação do produto, a correta precificação e política de vendas, o ponto de distribuição e a comunicação. Com isso feito é hora de colocar, como diz o ditado: “o carro na rua”, fazer saber que existe um serviço ou produto que pode atender a uma necessidade ou desejo.

Para finalizar, não é apenas pela raridade, beleza, importância ou qualidade que se vende, para ilustrar isso, como diz alguém, ovos de pata são mais caros e raros que ovos de galinha, mas o que mais vende são ovos de galinha pois ela faz muita propaganda (risos).

Fazer uma análise e ajuste na estratégia de marketing e vendas vai colocar teu negócio em outro nível, a MitUP tem uma assessoria que pode apoiar e direcionar seu negocio de maneira a vender mais e melhor com um posicionamento adequado do seu mercado alvo.

Tem uma boa ideia ou o sonho de empreender em Portugal e precisa de ajuda para tirar do papel? Entre em contato conosco e veja como podemos ajuda-lo! Clique aqui e saiba mais.

Leave a Reply

Share via
Copy link
Powered by Social Snap