Por que as pessoas acham que não precisam de Plano de negócios?

 Você costuma dar opinião a respeito dos mais variados temas e acredita que tem conhecimento para fazer isso com propriedade? Se a resposta foi sim, atenção, você pode estar sob o efeito Dunning-Kruger e não saber disso. Basicamente, trata-se de um fenômeno em que pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento a respeito de um tema, acreditam que sabem tanto quanto os mais gabaritados da área.

Em 2008 uma crise financeira atingiu o mundo, começando pelos Estados Unidos devido a esquemas arriscados desenvolvidos por indivíduos do setor financeiro e o desconhecimento dos consumidores. No ano de 2012, foi realizada uma pesquisa em que 23% das pessoas que haviam declarado falência nesse período acreditavam que eram especialistas em finanças.

A nossa dificuldade em admitir que não temos conhecimento em determinadas áreas ou até mesmo aceitar que devemos buscar o apoio necessário de um especialista no assunto, no contexto de negócios, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

“Não sei que eu não sei”

A questão posta aqui é: Há coisas que “não sei que eu não sei”, ou seja, é uma incompetência inconsciente. Este estágio atinge todas as pessoas em determinadas áreas do conhecimento, afinal, não se sabe tudo de tudo. Ao passo que adquirimos conhecimento e avançamos intelectualmente nas áreas especificas, começamos a reconhecer nossa “incompetência”, neste caso, passamos a saber (ter a consciência) que não sabemos algo, é a chamada incompetência consciente (“sei que eu não sei”).

O facto de admitir não saber algo já é um grande passo, porém, mais do que isso, aceitar que precisa de ajuda especializada fará uma grande diferença na vida, carreira e negócios.

O plano de negócios, por exemplo, é um recurso que precisa ser elaborado com o apoio de especialistas em diversas áreas para ser uma ferramenta eficaz de gestão pois será o “GPS” para o empreendedor guiar suas ações dentro do mercado escolhido.

Face a esta questão, atenção ao perigo de estar sob o efeito “Dunning-Kruger”: Seguir a intuição, ou ainda, dizer “eu sei fazer isso sozinho”, sem efetivamente saber, é apostar na sorte! Acredite, você precisa e pode receber apoio até mesmo em áreas que já tem competência, mesmo que seja para o aumento de performance!

Aceitar o apoio especializado significa, em suma, chances de sucesso aumentadas.

 

Possui uma empresa e precisa de apoio nos desafios de gestão, redução de custos ou otimização? Entre em contato conosco e veja como podemos ajuda-lo! Clique aqui e saiba mais.

Leave a Reply

Share via
Copy link
Powered by Social Snap