Manifesto Mitup

O mundo está a mudar constantemente. Isto é inexorável e os rumos e velocidade desta mudança não são decididos de forma consciente, por nenhum grupo de pessoas!

A maneira como nos relacionamos entre pessoas, entre empresas, entre pessoas e o ambiente, é resultado de fatores diversos e tão díspares entre si, que nem sempre podem ser relacionados ou previstos tais como epidemias, pandemias, natureza, crises econômicas, progressos sociais, inovações tecnológicas, novos conhecimentos e valores, dentre outros.
Estes fatores externos, trouxeram-nos a um cenário onde velhos conceitos precisam ser revisitados, para determinar onde precisa haver mudanças e assim conseguirmos adequar os anseios das pessoas que aqui vivem, trabalham, consomem e se relacionam com este ecossistema vivo, que são as empresas.

As pessoas são a sua alma – Empresários, colaboradores, fornecedores e todos os que interagem em uma cadeia económica são isso mesmo – pessoas!
Portanto, seus anseios, suas necessidades, suas valências e dificuldades devem ser levadas em conta em cada análise, em cada implementação ou trabalho técnico!

A visão Mitup para esta abordagem vai além da “Gestão 360” aplicada às diferentes áreas de uma empresa: pessoas, processos e recursos são partes replementares e inseparáveis desta abordagem integrada. E como sabemos que cada empresa e cada colaborador é único, a porção destas variáveis compõe o 360 de maneira muito peculiar e específica em cada empresa!

Além disto, os eventos externos mostraram ao mundo que, pessoas e negócios deverão ser capazes de coexistir mesmo que não compartilhem o mesmo espaço físico. Todos os negócios devem ser, dentro de sua peculiaridade e possibilidade, work everywhere! O trabalho remoto é uma realidade. E pode ser aplicado de diversas maneiras e com diversas abrangências dentro de uma mesma empresa. Desde uma empresa tech, com
100% da força de trabalho remota, à pequenas empresas que utilizam recursos remotos compartilhados em funções que não são seu core!

Empresas modernas precisam ser adaptáveis às necessidades modernas. E isto parte do princípio que uma empresa deve operar da maneira mais enxuta e flexível possível! Focar no que faz a empresa ser o que é, articulando pessoas onde quer que estejam, e pronta para as rápidas mudanças que são mais que necessárias.

6 Principios do manifesto Mitup

Reconhecer as pessoas para além dos processos;
Estimular, desenvolver e capacitar as pessoas para um desempenho elevado, independente de onde estejam;
Focar no que faz a empresa ser o que é, articulando pessoas onde quer que estejam;
Gerar confiança na colaboração;
Estabelecer assincronicidade na comunicação;
Otimizar a operação e resultados;