As incertezas em momentos de intensas crises ou até mesmo de mudanças profundas em algum contexto, afetam grandemente o emocional e o psicológico, impactando o comportamento humano.

Cada pessoa reage de maneira diferente: Enquanto algumas ficam perplexas e paralisam, outras avançam e conquistam. Mas o que não fazer em meio às incertezas? Veja abaixo quais são as 5 coisas que você NÃO pode fazer em meio às incertezas (se quiser vencer e manter a saúde mental)!

 

  1. Não entre em pânico

Nosso instinto primitivo diante do desconhecido é de medo e, portanto, a incerteza gera medo. Este, por sua vez, pode nos fazer lutar, enfrentando o desafio, superando as dificuldades ou, ainda, fugir da situação por entrar em pânico e não saber o que fazer. Para não perder o controle, pare, respire, e sobretudo, mantenha a calma e a “cabeça fria” para poder tomar decisões e ações mais assertivas.

 

  1. Não deixe o stress alastrar

O stress é causado pela pressão em que o indivíduo se encontra e afeta a nossa capacidade cognitiva pois reduz a oxigenação no cérebro. Além do mais, stress somado à tensão do momento não é uma boa combinação para a tomada de decisões. Administre o stress, alivie a carga e peça ajuda profissional, se necessário.

 

  1. Não subestime a situação

A incerteza, no sentido estrito do termo, gera desconforto pela ausência da convicção futura. Ou seja, não ter uma noção clara do que vai acontecer pode nos levar a “ler” o momento de maneira errónea, e consequentemente, a subestimarmos o impacto da situação, o que pode levar a adotar uma abordagem que possa estar      equivocada.

 

  1. Não fique parado

Lutar ou fugir? Na hora da incerteza, o conforto emocional nos diz para não fazer nada face a falta de clareza. Entretanto, precisamos nos manter ativos, operantes, buscando alternativas e saídas, pois a ação é poderosa, e vai gerar resultados. .

 

  1. Não esgote o seu emocional.

Em cada momento de incerteza ou crises, nosso desgaste emocional é muito maior do que em momentos de CNTP (Condições normais de temperatura e pressão). Isso é importante perceber pois o nosso sistema (mente e corpo) é um só, se você descuidar a sua saúde emocional isso afeta o seu físico assim como o contrário também é verdadeiro.

 

Em resumo, esta situação de incerteza ou crise exige muito de nós no campo mental e físico. Portanto, cuide do seu emocional, mantenha o seu psicológico fortalecido e dê atenção especial ao seu corpo – em momentos de luta há que optar pelo funcionamento optimizado dos nossos recursos, quer sejam internos, quer sejam externos. Enquanto isso, precisamos desenvolver a capacidade de tomar decisões assertivas, concentrar no essencial e priorizar investimentos de tempo e recursos onde há a maior necessidade imediata, sem deixar de planear a medio prazo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Tem uma boa ideia ou o sonho de empreender em Portugal e precisa de ajuda para tirar do papel?

Entre em contato conosco e veja como podemos ajuda-lo!

Leave a Reply

Share via
Copy link
Powered by Social Snap