A grande pergunta: O que é necessário para empreender fora do nosso país de origem?

Se fizermos esta pergunta a 10 pessoas diferentes, teremos 10 respostas diferentes. E provavelmente todas estarão parcialmente corretas! Então, qual seria “A” resposta correta? Sem conhecer as 10 respostas podemos afirmar: a somatória de todas elas! Mas por quê? É tão complicado ou difícil empreendermos fora do país de origem?

Neste ponto gostaríamos que você mudasse a maneira de pensar, ao menos por um instante! Sem julgamentos de “fácil ou difícil” ou “complicado e descomplicado”. É muito comum encontrar pessoas que partem deste julgamento e caem no erro do eu-é-que-sei e transformam tudo em algo simplório. Assim como há pessoas que fogem do seu sonho por achar que é impossível. Um projeto não precisa ser fácil, precisa ser viável!

Desta forma, podemos separar todas as questões que envolvem um projeto tão importante em dois grupos: questões comportamentais/emocionais e questões práticas.

Questões comportamentais ou emocionais

As questões comportamentais / emocionais são as mais importantes, pois são as que mais precisam de atenção dependem exclusivamente de nós. Entretanto, as questões práticas podem ser aprendidas, ou até mesmo contratadas, já que existem empresas especializadas e com o conhecimento necessário para lhe ajudar nessa caminhada. ( Por exemplo a MitUp tem entre seus serviços uma ferramenta à medida. Clique aqui e saiba mais.)

Desta forma, é preciso que tenhamos consciência de quem somos, do que queremos, desejos, medos e qual o nosso nível de aversão ao risco. São muitas as variáveis que podem influenciar o resultado do nosso projeto de emigrar e empreender. Então, como preparar nosso psicológico e nossas emoções para este projeto?

Todas estas questões emocionais e comportamentais devem ser tratadas com uma grande dose de informações de qualidade, muito planejamento e preparação e, claro, muita consciência!

Fazendo isso evitamos surpresas, conseguiremos ter a clareza do que buscamos, ou do que estamos fugindo, o que esperar e o que faremos se algo correr mal. Lembre-se: informação de qualidade permite que tomemos decisões mais seguras e nos ajuda a definir expectativas mais reais.

Questões práticas

Para as questões práticas, na sequência dos conteúdos, iremos debater vários aspectos importantes a serem considerados em todo o processo. Mas, um ponto que é fundamental para qualquer tipo de projeto, seja uma festa de aniversário, um casamento, uma mudança internacional ou a até mesmo a construção de uma fábrica, é sempre o planejamento!

Planejamento é o processo onde vamos determinar nossas expectativas e objetivos, nossas capacidades e recursos e vamos direcionar nossas ações para este fim. É neste ponto onde começamos a construir e aumentar nossas possibilidades de sucesso!

 

Tem uma boa ideia ou o sonho de empreender em Portugal e precisa de ajuda para tirar do papel? Entre em contato conosco e veja como podemos ajuda-lo! Clique aqui e saiba mais.

Leave a Reply

Share via
Copy link
Powered by Social Snap