Podemos listar alguns desafios e pontos importantes a serem considerados. E logo de início já traremos um spoiler: a preparação para um projeto de sucesso envolve muito mais do que conhecimento do negócio em si, dinheiro e questões tributárias.

Sendo assim, é preciso considerar que um projeto de emigração e empreendedorismo pode nunca atingir o sucesso se em meio ao processo o empresário decidir voltar pois as dificuldades foram maiores. Vemos situações em que  a saudade “de casa” pode impedir a vida por cá, ou a falta de preparo para lidar com as dificuldades seja posta em teste por muito tempo. Infelizmente as histórias de bons projetos que foram abandonados por motivos emocionais e/ou psicológicos são muito mais comuns do que imaginamos.

Prepare seu emocional e esteja aberto à nova cultura e hábitos. Conheça as possíveis dificuldades.

Se adaptar aos hábitos locais e conhecer as diferenças entre os países permitirá que você se adeque à comunicação mais formal de Portugal, o que também oferecerá a oportunidade de implementar técnicas ou ferramentas que no Brasil são mais desenvolvidas, como o comércio eletrônico, por exemplo. Assim esteja pronto para adaptar-se à cultura e aos hábitos de seu novo país!

Por último mas não menos importante: As questões práticas de mercado e operação

É preciso que você conheça a fundo o mercado onde quer atuar, como a concorrência, a possibilidade de expansão e as questões práticas como tributação. O mercado único da U.E. traz para o empreendedor de Portugal uma excelente oportunidade de crescimento, pois possibilita o livre comércio entre todos os países que integram esse acordo, e é o caminho natural para toda empresa que quer operar por cá.

Sendo assim é preciso preparar-se para tal, seja planejando ou analisando as circunstâncias do momento. Por exemplo a pandemia de COVID-19 veio nos mostrar que operar localmente com um mercado em lockdown é algo arriscadíssimo, e que quanto maior a área de atuação, maiores são as possibilidades de sucesso.

Outro ponto a ser considerado é o sistema tributário Português, que é muito mais simples e permite um planejamento operacional facilitado, o que acaba inclusive por reduzir custos operacionais, sem confusão de ICMS com alíquota variável, ISS, PIS, Cofins e toda a carga tributária brasileira.

Tem uma boa idéia ou o sonho de empreender em Portugal e precisa de ajuda para tirar do papel? Entre em contato conosco e veja como podemos ajuda-lo! Clique aqui e saiba mais.

 

Negócio foto criado por creativeart – br.freepik.com

2 Comments

Leave a Reply

Share via
Copy link
Powered by Social Snap